Você sabe quanto a conta de luz da sua residência representa no custo fixo das suas despesas mensais? E a conta do cartão de crédito ou do celular? Aposto que frequentemente você assim como eu, pensamos em como diminui-las. Certamente este pensamento se estende a todas demais despesas que possam ser substituídas por alternativas ou repensadas enquanto desejos atendidos, alguns exemplos como; compras no supermercado por produtos em promoção, utilização do transporte
público em detrimento do carro próprio, aquela negociação com os serviços de telefonia por um plano com mais benefícios… porque não incluir aquela tão desejada viagem no final de ano com a família? E estamos nós, revendo nossos orçamentos…

Pois bem, no âmbito pessoal, isto representa pensar em Sustentabilidade; fazer o máximo com pouco recursos disponíveis.

Você já deve lido ou ouvido falar sobre o conceito do “Tripé da Sustentabilidade” ; composição do Social, Econômico e Ambiental. No âmbito empresarial significa produzir com menos recursos (matéria prima, água, energia) produtos ou serviços
mais baratos, respeitando o Meio Ambiente e ampliando a análise; trazendo retorno ao acionista, pensando na redução dos budgets da áreas, na manutenção dos programas sociais, tudo isto passando pela manutenção da boa imagem e reputação da marca, pelas revisões das políticas de RH como promoções, zelando pelo bom clima organizacional e alta produtividade dos funcionários, a boa manutenção de todos os processos dentro da empresa.

Ufa…alquimia?

Sustentabilidade para as empresas significa sobrevivência! Se a inovação e tecnologia são fatores que agregam vantagens competitivas, como manterei minha empresa no mercado cada vez mais diferenciado, prospectando novos clientes se não repensar na integração dos 3 pilares?

Desta forma, as analogias se equiparam…

A dinâmica de nossa vida pessoal, guardadas as devidas proporções é igual as de uma empresa. Tanto nós (pessoa física) quanto as empresas (pessoa jurídica) estamos pensando em como economizar ou deixarmos de gastar com despesas  extras que poderiam ter sido evitadas mantendo um mínimo de planejamento de gestão de risco.

Estudos apontam que perdemos cerca de 10% da safra anual de grãos do país durante o transporte da carga, 40% da água tratada causados por infiltrações ou vazamentos e cerca de R$ 930,00 com gastos adicionais de combustível perdido no trânsito. Pergunto: quem paga estas perdas? Isto não é Sustentabilidade do negócio ou do nosso “bolso”?

Pensar em Sustentabilidade antes de mais nada é criar a cultura consciente do não desperdício e do reaproveitamento de todos os recursos possíveis; desde materiais a serviços e de que forma desempenhá-los eficazmente com baixos impactos
negativos.

Pensar em Sustentabilidade não pode ser nada distante de mim. Construir a crença que posso sim ser um agente de transformação e que o processo de mudança é gradativa, já é um grandioso passo. Sustentabilidade é Mudança de Hábito e
Comportamento, de Atitude, sejam nas ações do nosso dia a dia, seja nas empresas a qual trabalhamos.

Que tal começar com o pergunta: “Como posso fazer diferente?”

A visão para a Sustentabilidade na empresa, inclui uma visão sistêmica dos processos internos e externos, no atendimento as legislações, nas expectativas dos clientes, na forma de se fazer negócio, no monitoramento do clima organizacional e nas relações justas de trabalho com seus empregados e cadeia de fornecedores.

E jamais perder o foco que os valores genuínos da Sustentabilidade de qualquer relação econômica ou social são pautados pela Transparência, pela Ética, pela Gestão dos Riscos e proteção ao Meio Ambiente.

Pensemos…A preocupação é urgente a necessidade é mandatória.

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Produzido em 10/10/2015
Por Cintia Tunger