CONSULTORIA

Soluções práticas e economicamente viáveis em consultoria para a implementação e manutenção de Sistemas de Gestão, para os principais segmentos de negócios, com rápida transferência de nosso conhecimento e experiência.

Conheça os Sistemas de Gestão do nosso porftolio, bem como os resultados com sua aplicação.

[+] Sistema de Gestão da Qualidade - ISO 9001:2015

A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é uma decisão estratégica para uma organização, que auxilia a melhorar seu desempenho global e a prover uma base sólida para tomada de decisão, incorporando a governança corporativa a seus negócios.

Resultados com a implementação:
  • Produtos e serviços que atendem aos requisitos do cliente e aos requisitos legais aplicáveis;
  • Oportunidades para aumentar a satisfação do cliente;
  • Riscos e oportunidades identificados e associados com seu contexto e objetivos;
  • Mapeamento dos processos críticos e definição de indicadores de desempenho que agregam valor ao negócio;
  • Identificação das necessidades e expectativas futuras que constituem um desafio para organizações em um ambiente progressivamente dinâmico e complexo.

[+] Sistema de Gestão Ambiental - ISO 14001:2015

A adoção de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma decisão estratégica para uma organização que busca melhorar seu desempenho global e prover uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável, ou seja, satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas necessidades.

Resultados com a implementação:
  • Prevenção ou mitigação dos impactos ambientais adversos;
  • Atendimento aos requisitos legais e outros requisitos;
  • Melhoria no desempenho ambiental, através do uso de indicadores;
  • Controle e/ ou influencia no modo em que os produtos são realizados através da perspectiva do ciclo de vida;
  • Benefícios involuntários e operacionais que resultam na implementação de alternativas ambientais que reforcem a posição da organização no mercado;
  • Comunicação de informações ambientais para as partes interessadas pertinentes.

[+] Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional - ISO 45001:2018

A aplicação de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional é uma saída eficaz para uma organização que objetiva melhorar o desempenho da saúde e segurança do trabalho e prover uma base sólida para iniciativas da redução dos riscos, prevenção de lesões e doenças ocupacionais, bem como a criação de melhores condições no ambiente de trabalho, cada vez mais seguros aos funcionários e terceiros.

Resultados com a implementação:
  • Garantir que sua gestão de saúde e de segurança está alinhada com a direção estratégica da organização;
  • Aumentar o envolvimento da liderança;
  • Eliminação ou minimização dos riscos de SSO associados às atividades da empresa para os colaboradores e terceiros;
  • Atendimento aos requisitos legais e outros requisitos;
  • Melhoria no desempenho de SSO, através do uso de indicadores;
  • Redução de lesões, doenças e acidentes relacionados ao trabalho;
  • Motivação e envolvimento pessoal através de consulta e participação;
  • Criação de uma cultura de segurança e saúde, onde os trabalhadores são encorajados a assumir um papel ativo em relação a sua própria segurança e saúde no trabalho.

[+] Sistema de Gestão Antissuborno – ISO 37001:2016 e de Compliance – ISO 19600: 2014

A implementação de um Sistema de Gestão Antissuborno e de Compliance é uma tendência mundial, como forma das organizações repensarem suas práticas e desenvolver iniciativas de combate à corrupção por meio de uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis, diminuindo os riscos de práticas indesejadas.

Resultados com a implementação:
  • Confiança junto ao mercado, melhorando a sua reputação e imagem;
  • Gerenciamento dos riscos dos seus negócios, incluindo os relacionados a terceiros;
  • Identificação previa dos riscos, com a implementação dos controles necessários e monitoramento periodico;
  • Demonstração aos órgãos reguladores, o alinhamento da empresa com Lei nº 12.846/2013 e com outras normas legais, governamentais e globais de Compliance;
  • Adaptação da cultura organizacional, voltada para o cumprimento das normas de compliance, de maneira que seja aplicada a todos da empresa.

[+] Sistema de Gestão de Responsabilidade Social – SA 8000:2014

A implementação de um Sistema de Gestão de Responsabilidade Social, a organização reflete as boas práticas internacionais e apoia as iniciativas de combate ao trabalho infantil, ao trabalho forçado, normas de saúde e segurança, liberdade de associação e direito a acordos coletivos, discriminação, práticas disciplinares, horas de trabalho e compensação, dentre outros.

Resultados com a implementação:
  • Visão mais clara das relações humanas dentro do negócio;
  • Atendimento aos requisitos legais nacionais e internacionais;
  • Melhoria da imagem institucional da empresa;
  • Melhoria na captação e retenção de talentos;
  • Tomadas de decisões claras, verdadeiras e éticas;
  • Garantia de que os negócios são realizados de maneira responsável.

[+] Sistema de Gestão de Responsabilidade Social – NBR 16000:2004 e ISO 26000:2010

Com a implamentação de um Sistema de Gestão de Responsabilidade Social, a organização reflete as boas práticas de governança, promoção de didadania e com a transparência das suas atividades. Tais como: combate à pirataria, sonegação, fraude e corrupção, adoção de práticas leais de concorrência, direitos da criança e do adolescente, incluindo o combate do trabalho infantil, direitos do trabalhador, promoção da diversidade e combate à discriminação, compromisso com o desenvolvimento, promoção da saúde e segurança, padrões sustentáveis de desenvolvimento, produção, distribuição e consumo (fornecedores e clientes), meio ambiente e direito das futuras gerações e ações sociais de interesse público.

Resultados com a implementação:
  • Melhoria contínua de seu desempenho social e ambiental;
  • Incentivo ao mercado para que as empresas comprometam-se e se engajem com uma conduta de liderança voltada para a responsabilidade social;
  • Diretrizes para que as partes interessadas tenham acesso às informações de desempenho;
  • Promoção permanente de uma comunicação com as partes interessadas;
  • Padronização dos “Códigos de Conduta”.

[+]Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos – ISO 22000:2005 e FSSC 22000:2014

Com a implementação de um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos, a organização assegura que os produtos fabricados são seguros para os consumidores, podendo ser aplicada a qualquer elo da cadeia, desde agricultores, produtores pecuários, fabricantes de rações, todas as agro-indústrias, distribuição, transportes, armazenamento, fabricantes de embalagem, dentre outros.

Resultados com a implementação:
  • Otimização de recursos, internamente e ao longo da cadeia produtiva;
  • Controle de maneira eficiente e dinâmica as ameaças à segurança de alimentos;
  • Gerenciamento sistemático dos programas de pré requisito;
  • Confiabilidade e credibilidade perante o consumidor;
  • Potencial conquista de novos mercados;
  • Atendimento aos requisitos aplicáveis e as diversas condições que impactam nos alimentos.

[+] Sistema de Gestão de Energia – ISO 50001:2018

Com a implementação de um Sistema de Gestão de Energia, a organização pode alavancar oportunidades para melhorar seu desempenho em energia, aumentar sua eficiência energética e reduzir impactos em mudanças climáticas.

Resultados com a implementação:
  • Abordagem das questões energéticas complexas;
  • Foco contínuo na eficiência energética e controle de custos;
  • Instrumentos de melhoria contínua para as organizações em que a energia é um insumo importante;
  • Padrões de comparação de eficiência energética setoriais;
  • Programas educacionais para a melhoria contínua do desempenho energético, incluindo a eficiência energética e o uso consciente de energia e consumo.

[+] Sistema de Gestão de Gases de Efeito Estufa – ISO 14064:2011

A adesão a um Sistema de Gestão de Gases de Efeito Estufa permite a uma organização elaborar os inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE) e programas de suporte direcionados a reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), concentrando-se desta forma, em alcançar clareza e consistência entre as partes interessadas.

Resultados com a implementação:
  • Promover consistência, transparência e credibilidade à quantificação, monitoramento, reporte e verificação dos Gases de Efeito Estufa - GEE;
  • Possibilitar às organizações identificar e gerenciar seus passivos, ativos e riscos relacionados;
  • Facilitar o comércio (negociação) de permissões ou créditos de carbono - GEE;
  • Dar suporte ao projeto, desenvolvimento e implementação de esquemas e programas comparáveis e consistentes de GEE.

[+] Sistema de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I – NBR 16.501:2011

Com a implementação de um Sistema de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e da Inovação, a organização pode explorar as novas ideias e alcançar seus objetivos de inovação, tecnologias, invenções e novos produtos, através de uma abordagem sistêmica, suportada por modelo de interação em cadeia.

Resultados com a implementação:
  • Informação sistematizada de projetos, práticas, dentre outras;
  • Aplicação de metodologias que potencializam a criação de valor;
  • Cultura da inovação da comunicação de maneira envolvente, dentro da organização;
  • Estímulo à criatividade e à geração e gestão de ideias;
  • Melhoria ao acesso a novos mercados;
  • Aumento da vantagem competitiva.

[+] Sistema de Gestão Integrada – Várias Normas

Com a implementação de um Sistema de Gestão Integrada, a organização racionaliza seus processos de gestão, além de reduzir custos relacionados com o desenvolvimento e manutenção de sistemas separados, ou de inúmeros programas e ações que, na maioria das vezes, se sobrepõem e geram gastos desnecessários.

Resultados com a implementação:
  • Garantia do atendimento a um número maior de legislações aplicáveis, identificadas através das diversas normas integradas;
  • Unificação dos documentos elaborados de maneira integrada para os requisitos comuns entre as normas;
  • Gestão simples e eficaz;
  • Redução dos custos e investimentos de implantação, certificação, manutenção e auditorias internas e externas dos sistemas de gestão.

[+] Programa SASSMAQ 2015 – ABIQUIM

A adoção do SASSMAQ – Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade é fundamental para as transportadoras de produtos químicos perigosos e não perigosos, bem como para as estações de limpeza, que necessitam demonstrar sua homologação junto à ABIQUIM aos seus clientes da industria química.

Resultados com a implementação:
  • Sistemática documentada para o atendimento das questões relativas à qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional;
  • Atendimento às legislações aplicáveis relacionadas ao manuseio, armazenamento e transporte de produtos químicos perigosos;
  • Atendimento às necessidades específicas dos clientes, criando e/ou fortalecendo as bases para uma real parceria, de benefícios mútuos;
  • Redução, de forma contínua e progressiva, os riscos de acidentes nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos.

[+] Programa de Atuação Responsável – AR - 2015 - ABIQUIM

A implantação do Programa de Atuação Responsável - AR é de vital importância para as empresas fabricantes de produtos químicos associadas à ABIQUIM e que necessitam demonstrar seus cuidados e preocupações, de forma contínua e progressiva, com a prevenção e gestão dos riscos de acidentes nas operações de fabricação e comercialização de produtos químicos.

Resultados com a implementação:
  • Sistemática documentada para o atendimento das questões relativas à qualidade, meio ambiente, social, segurança e saúde ocupacional;
  • Atendimento às legislações aplicáveis relacionadas à fabricação dos produtos químicos perigosos;
  • Boas práticas de fabricação de produtos químicos avaliadas;
  • Avaliação dos impactos das atividades da empresa com relação à comunidade vizinha e às demais partes interessadas;

[+] Processo de Distribuição Responsável – PRODIR - 2012 – ASSOCIQUIM

A implementação do PRODIR é de vital importância para as organizações que armazenam e distribuem produtos químicos e que são associadas à ASSOCIQUIM, e que necessitam demonstrar seus cuidados e preocupações, de forma contínua e progressiva, com a prevenção e gestão dos riscos de acidentes nas operações de armazenagem e distribuição de produtos químicos, através da aplicação dos Princípios Diretivos e seus Códigos de Práticas Gerencias do PRODIR.

Resultados com a implementação:
  • Atendimento às legislações aplicáveis relacionadas à armazenagem e distribuição dos produtos químicos perigosos;
  • Boas práticas de armazenagem e distribuição de produtos químicos avaliadas;

[+] Cadeia de Custódia FSC e CERFLOR

A utilização dos padrões de Cadeia de Custódia FSC e CERFLOR pelas organizações que fabricam e comercializam produtos de base florestal, representa uma garantia de que estes produtos vendidos com declaração FSC ou CERFLOR são originários de florestas bem manejadas, fontes controladas, materiais recuperados, ou a mistura destes, demonstrando assim, o fluxo transparente de produtos fabricados a partir de tais materiais dentro da cadeia de abastecimento.

Resultados com a implementação:
  • Garantia de que os produtos de origem florestal são adquiridos de produtores certificados, sendo provenientes portanto de florestas bem manejadas, não contribuindo para a exploração predatória dos recursos florestais;
  • Atendimento as legislações aplicáveis relacionadas à aquisição e fabricação de produtos de origem florestal;
  • Reconhecimento do mercado, pelos consumidores que preferem os produtos certificados e que possuem o selo do FSC ou CERFLOR;
  • Aumento de acessibilidade ao mercado externo, atraves da venda produtos certificados FSC e CERFLOR.

[+] Sistema de Gestão de Segurança Viária – ISO 39001:2015

Com a implementação de um Sistema de Gestão de Segurança Viária, a organização pode alavancar oportunidades para melhorar seu desempenho na segurança viária, bem como estabelecer as ações de segurança no trânsito, tendo como objetivo reduzir o número de acidentes e mortes em rodovias.

Resultados com a implementação:
  • Redução dos riscos na estrada;
  • Redução do número de potenciais acidentes e acidentes de fato;
  • Empresa com reconhecimento no mercado;
  • Redução de custos com combustível e reparo de danos;
  • Redução do risco de ser processado por negligência;
  • Prêmios de seguro reduzidos;
  • Redução de indenizações;
  • Aumento de confiança do consumidor/cliente.

Menezes & Associados

Consultoria e Treinamentos em Sistemas de Gestão