A água é um dos elementos cruciais para a sobrevivência humana, representando entre 60% e 70% de nossa massa corporal, responsável pelo controle da nossa temperatura interna e sendo indispensável para todas as atividades do nosso organismo. Em média, precisamos ingerir 4 litros de água diariamente. A água abrange mais de 70% da superfície terrestre, porém apenas 1% desse total é própria para o consumo humano.

O ciclo da água está intrinsecamente ligado ao clima. Assim sendo, as mudanças climáticas nos padrões de precipitação podem resultar no aumento de ocorrência de fenômenos hidrológicos extremos, como inundações e longos períodos de seca. Estes eventos podem impactar o fornecimento de água, modificar os níveis de água de reservatórios e usinas hidrelétricas, além de causar interrupções no abastecimento de energia elétrica.

A busca por água pela crescente população mundial é proporcionalmente inversa à quantidade de água disponível. Já que não temos a capacidade de produzir mais do que já temos, a única alternativa é usar este recurso de forma mais eficiente.

A água desempenha um papel importante na segurança hídrica das organizações, pois esse consumo muitas vezes representa uma parte significativa do processo de fabricação do produto, bem como para a limpeza e higienização destes processos e economizar este recurso é vital para que se tenha acesso à água potável por mais tempo, portanto, não só é uma questão ambiental, mas também uma questão económica.

A ISO 46001 é a única norma internacional certificável e a sua estrutura fornece uma abordagem prática para a concepção e implementação da gestão da eficiência hídrica nas organizações, com ferramentas para avaliar e calcular o consumo de água e métodos para desenvolver planos de ação internos focados no uso eficiente da água, definindo objetivos e metas alcançáveis; medir e monitorar os resultados e os esforços da empresa; usar os resultados para identificar oportunidades de melhorar e aumentar a eficiência hídrica; melhorar o uso da água através do uso de novas tecnologias; focar no desenvolvimento continuo da gestão da agua e do cumprimento das melhores práticas de gestão da agua.

Por: Marcel Menezes